Serviços

Trabalhamos com todos os serviços relacionados a engenharia de segurança e medicina do trabalho para sua empresa. Estamos preparados para atender ao novo E-Social. Confira abaixo nossos serviços.

O que fazemos?

V2 Seg

Assistência Técnica em Perícias e Laudos

Perícias e laudos técnicos de acidentes do trabalho, doença profissional, insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial, meio ambiente..

V2 Seg

Medicina do Trabalho

É uma especialidade médica que tem o objetivo de atuar nas empresas em seus ambientes de trabalho, visando manter e preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores. A medicina do trabalho busca a melhoria contínua das condições e da saúde na empresa. E suas diretrizes estão contidas nas normas regulamentadoras, principalmente na NR7.

V2 Seg

Segurança do Trabalho

O conceito de Segurança do Trabalho é definido como um conjunto de normas, ações e medidas preventivas destinadas à melhora dos ambientes de trabalho e a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. As ações ou medidas preventivas adotadas na segurança do trabalho podem ser de caráter técnico, administrativas, educativas, de engenharia, organizacionais, higiene ocupacional, ambientes, etc. Qualidade de vida é o conjunto de condições que contribuem para o bem estar físico, emocional e espiritual dos indivíduos em sociedade.

Outros Serviços

Disposições Gerais

NR1 - Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico.

Inspeção Prévia

NR2 - Estabelece as situações em que as empresas deverão solicitar ao MTE a realização de inspeção prévia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realização.

Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

NR4 - Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

CIPA

NR5 - Estabelece a obrigatoriedade de as empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento, uma comissão constituída por empregados com o objetivo de prevenir infortúnios laborais, apresentando sugestões e recomendações que eliminem as possíveis causas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

EPI

NR6 - Estabelece e define os tipos de EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual - a que as empresas são obrigadas a fornecer a seus empregados, sempre que as condições de trabalho o exigir, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

PCMSO

NR7 - Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados - do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

Edificações

NR8 - Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.

PPRA

NR9 - O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, PPRA, tem como objetivo garantir a preservação e integridade dos trabalhadores frente aos riscos oferecidos pelo ambiente de trabalho.

Instalações e Serviços em Eletrecidade

NR10 - Estabelece as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, em quaisquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

Transporte, Movimentação, Armazenamento e Manuseio de Materiais

NR11 - Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais.

Máquinas e Equipamentos

NR12 - Estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho.

Caldeiras e Vasos de Pressão

NR13 - Estabelece todos os requisitos técnico-legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho.

Atividades e Operações Insalubres

NR15 - Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas à sua saúde.

Atividades e Operações Perigosas

NR16 - Regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações preventivas correspondentes. Anexo n°01-Explosivos, n°02-Inflamáveis, n°03-Eletricidade, n°04-Radiações ionizantes.

Ergonomia

NR17 - Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

NR18 - Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento de organização, que objetivem a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.

Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

NR22 - Estabelece métodos de segurança a serem observados pelas empresas que desenvolvem trabalhos subterrâneos de modo a proporcionar a seus empregados satisfatórias condições de Segurança e Medicina do Trabalho.

Proteção Contra Incêndios

NR23 - Estabelece as medidas de proteção contra Incêndios de que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.

Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

NR24 - Disciplina os preceitos de higiene e de conforto a serem observados nos locais de trabalho, especialmente no que se refere a: banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas, alojamentos e água potável, visando à higiene dos locais de trabalho e a proteção à saúde dos trabalhadores.

Resíduos Industriais

NR25 - Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Sinalização de Segurança

NR26 - Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

NR29 - Tem por objetivo regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.

Segurança e Saúde na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

NR31 - Estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.

Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

NR32 - Estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

NR33 - Estabelece os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Trabalho em Altura

NR35 - Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

NR36 - Estabelece os requisitos básicos para trabalho, controle e monitoramento dos riscos existentes em estabelecimentos ou indústrias frigorificas de abate ou processamento de carnes para consumo humano.

LTCAT

Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho é um documento que faz a avaliação quantitativa dos diversos ambientes laborais como forma de identificar que agentes insalubres estão presentes, qual a intensidade de cada um deles e se essa presença constitui ou não insalubridade.

PPP

Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico laboral com propósitos previdenciários para informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos, existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, para orientar programa de reabilitação profissional, requerimento de benefício acidentário e de aposentadoria especial.

Laudo de Vibração

Criou-se o Anexo 1 na NR-9 “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais” (PPRA), que diz: os trabalhadores expostos à vibrações devem ter suas atividades analisadas através de um Laudo Técnico, para verificação se os parâmetros obtidos nas medições se encontram dentro dos limites de aceitação determinados pelas Normas NHO 09 e NHO 10, ambas da FUNDACENTRO.

Treinamentos

Realizamos treinamentos diversos como Trabalho em Altura, CIPA, SIPAT e Ergonomia Geral